Pavilhão Desportivo, Av. do Brasil - 7300-068 Portalegre

(+351) 927159833 geral@anicentro.pt

História

Durante largos anos a Natação foi praticada por clubes, escolas de natação e secções de desporto das autarquias que possuíam piscinas descobertas.

Tendo se destacado nesse período o Clube Elvense de Natação, que já competia a nível federado, tendo tido vários campeões nacionais e o Clube de Natação de Portalegre com a sua escola de natação, a nível não federado.

Com a construção (1985) e entrada em funcionamento da Piscina Municipal de Castelo de Vide, surgiu a oportunidade do desenvolvimento da natação nesta zona interior, o que se veio a concretizar com a vinda para Castelo de Vide do Professor Cabral Dias, que no nosso entender, foi o motor e o principal responsável da modalidade federada.

A Associação Desportiva de Castelo de Vide, o Clube Elvense de Natação e o Clube de Natação de Portalegre foram, então, integradas numa Secção de Natação, na antiga Associação de Desportos do Distrito de Portalegre, que abrangia a quase totalidade das diversas modalidades desportivas praticadas no nosso distrito.

Em 1986, foi elaborado o primeiro Calendário Regional em colaboração com a Associação de Desportos de Évora, tendo participado ADCV, o CEN, o CNP e o Aminata Club de Évora.  Nos anos seguintes juntaram-se o Vasco da Gama de Sines e o Portinado.

Face ao normal crescimento da natação e à constituição de diversos clubes, bem como à política desportiva traçada pelas federações, surgiu então a constituição da ANDP – Associação de Natação do Distrito de Portalegre, em 25 de Janeiro de 1989 que teve como seus fundadores a Associação Desportiva de Castelo de Vide, o Eléctrico Clube Fronteirense, o Clube Elvense de Natação, o Clube de Natação de Portalegre e o Clube Náutico de Abrantes, que embora não pertença a este distrito se associou a nós tendo em consideração o trabalho que se estava a desenvolver e pelo facto de não haver associação no Distrito de Santarém.

Com o passar dos anos fomos crescendo e aumentando o número de clubes filiados e colaborando sempre com as associações geograficamente mais próximas, de modo a que a modalidade se desenvolva.

Em 14 de Março de 2008, foi aprovado em AG da ANDP a alteração do nome e  da zona de acção abrangendo os Distritos de Portalegre, Castelo Branco e Guarda, o que fez desta associação, a maior em termos geográficos. Com a nova área de acção, obrigou-nos a alterar uma vez mais, a denominação de ANDP para ANICAssociação de Natação do Interior Centro, que conta hoje com um número de clubes bem maior e com vontade de crescer e desenvolver a natação nesta zona interior, tão esquecida e abandonada.